A Informação a Serviço dos Usuários do CRAS CACHOEIRINHA em Manaus - AM

Quem Somos

O QUE É O CENTRO DE REFERÊNCIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL (CRAS)?
É uma unidade pública estatal descentralizada da política de assistência social, responsável pela organização e oferta de serviços da proteção social básica do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) nas áreas de vulnerabilidade e risco social. Dada sua capilaridade nos territórios, se caracteriza como a principal porta de entrada do SUAS, ou seja, é uma unidade que possibilita o acesso de um grande número de famílias à rede de proteção social de assistência social.

CENTRO DE REFERÊNCIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL
O CRAS é o principal equipamento de desenvolvimento dos serviços socioassistenciais da Proteção Social Básica. Constitui espaço de concretização dos direitos socioassistenciais nos territórios, materializando a política de assistência social. É o local que possibilita, em geral, o primeiro acesso das famílias aos direitos socioassistenciais e à proteção social. Estrutura-se, assim, como porta de entrada dos usuários da política de assistência social para a rede de Proteção Básica e referência para encaminhamentos à Proteção Especial.

Desempenha papel central no território onde se localiza ao constituir a principal estrutura física local, cujo espaço físico deve ser compatível com o trabalho social com famílias que vivem no seu território de abrangência e conta com uma equipe profissional de referência.

O CRAS presta serviços continuados de Proteção Social Básica de Assistência Social para famílias, seus membros e indivíduos em situação de vulnerabilidade social, por meio do PAIF tais como: acolhimento, acompanhamento em serviços socioeducativos e de convivência ou por ações socioassistenciais, encaminhamentos para a rede de proteção social existente no lugar onde vivem e para os demais serviços das outras políticas sociais, orientação e apoio na garantia dos seus direitos de cidadania e de convivência familiar e comunitária; A existência do CRAS está estritamente vinculada ao funcionamento do Programa de Atenção Integral à Família – PAIF, ou seja, à implementação do PAIF, co-financiado ou não pelo Governo Federal, que constitui condição essencial e indispensável para o funcionamento do CRAS.

Reconhece-se, portanto, ser atribuição exclusiva do poder público, o trabalho social com famílias, sendo esta a identidade que deve ser expressa no espaço físico do CRAS.

No CRAS, portanto, deve ser necessariamente ofertado o PAIF, podendo ser ofertados outros serviços, programas, benefícios e projetos conforme disponibilidade de espaço físico e de profissionais qualificados para implementá-los, e desde que não prejudiquem a execução do PAIF e nem ocupem os espaços a ele destinados. Os demais serviços sócio-educativos, ações complementares e projetos de proteção básica desenvolvidos no território de abrangência do CRAS devem ser a ele referenciados.

POPULAÇÃO USUÁRIA
Famílias residentes no território de abrangência do CRAS que encontram-se em situação de vulnerabilidade social decorrente da pobreza, da falta de renda, pouco ou nulo acesso aos serviços públicos, etc., ou devido a fragilização de vínculos afetivos – relacionais e de pertencimento social, como discriminações etárias, étnicas, de gênero ou por deficiência, dentre outras. São prioritários no atendimento, os beneficiários que atendem aos critérios de participação nos programas de transferência de renda e benefícios assistenciais e pessoas que vivenciam situações de fragilidade.

EQUIPE:
Coordenadora do CRAS:
Thalita dos Santos

Assistentes Sociais:
Glauciane Alves Martins
Priscila Azevedo dos Santos

Psicóloga:
Amarilda Felipe dos Santos Teixeira

Aux. Operacional (Cadastro Único):
Danielle Costa Macedo

Administrativo:
Hilda Farias da Silva Soares
Maria de Fátima dos Santos Fernandes
Maria Ercilia Pires Santiago

Assistente Administrativo:
Elizete de Lima de Jesus

CRAS CACHOEIRINHA, Manaus - Amazonas - Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário